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O que é Literatura Infantil, de Lígia Cademartori, desvenda de fato o universo da Literatura Infantil. Com uma abordagem simples e direta, o livro é estruturado em cinco pontos:a importância da Literatura Infantil no Brasil de hoje; O adjetivo como definição do gênero; O momento em que surgiu a Literatura Infantil; autores e obras no Brasil; e a Literatura Infantil nos primeiros anos de vida do ser humano. Pode se pensar a Literatura (Infantil) tendo como prisma o postulado de Hans Robert Jauss, teórico da literatura: “O leitor é uma força pode ser apreciada a partir do papel ativo que ela possibilita o seu destinatário”. Citação essa presente no livro. Com base nela, compreende se a Literatura Infantil, como elo obra/autor e destinatário, um recém alfabetizado, um leitor infantil que precisa ter suas condições de recepção atendidas e respeitadas, assegura Cademartori. O adjetivo que acompanha o substantivo objetiva o destinatário: o receptor. A Literatura Infantil virou vedete: livros, encontros até a Academia em torno dessa literatura. No Brasil ‘analfabeto’, a preocupação com o ensino básico veio aliada à “ação pedagógica junto à criança voltou a privilegiar o livro como elemento imprescindível ao crescimento intelectual e à afirmação cultural” para não (se) perpetuarem o quadro de subdesenvolvimento cultural e adultos “iletrados”. Um adulto analfabeto ou milhões de adultos não alfabetizados são crianças que não tiveram oportunidades nem acesso ao mundo da leitura, dos livros, dos sonhos e de desenvolvimento. Por isso a opção (inteligente) de trabalhar com elas, e também com a Literatura.Nesse cenário, aconteceu um verdadeiro boom da Literatura Infantil, afirma Cademartori.
O livro de CADERMATORI, Lígia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos.)
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