A leitura é um processo no qual o leitor realizar um trabalho
ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele,
do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor e do que se sabe
sobre a língua - características do gênero,
do portador, do sistema de escrita... Ninguém pode extrair informações do texto
escrito decodificando letra por letra, palavra por palavra.
Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter,
avaliar e utilizar informação. Há estratégias de seleção, de antecipação de inferência,
e de verificação.
As Estratégias de seleção: permite que o leitor se a tenha
aos indicies úteis, desprezando os irrelevantes.
As estratégias de antecipação: tornam possível prever o que
ainda está por vir, com base em informações explícitas e em suposições .
As Estratégias de inferência: permite captar o que não está dito
no texto de forma explícita. A inferência
é aquilo que ‘lemos’, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em
pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimento que o leitor possui.
As Estratégias de verificação: tornam possível o controle de eficácia ou não
das demais estratégias, permitindo confirmar, ou não, as especulações
realizadas. Esse tipo de checagem para confirmar – ou não – a compreensão é
inerente à leitura. É importante enfatizar, que utilizamos todas as estratégias
de leitura ou mais ao menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso. Só nos
damos conta do que estamos fazendo se fomos analisar com cuidado nosso processo
de leitura, como estamos descrevendo.
Fonte: Brasil.
Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional
continuando: alfabetização / Brasília, 2000. Módulo Alfabetizar com textos.
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