As estratégia de leitura ajudam ao aluno na compreensão da mesma, estabelecendo objetivos, ativando os conhecimentos, previsões sobre o texto partindo dos pressupostos: ler por que? pra que? o que eu quero com este livro, ou com este texto?
Aula de Literatura Infantil 6º Período do Curso de Pedagogia - UFAL
04/06/2013
Ministrada pela Professora: Giselly Lima de Moraes.
Nesta aula foi enfocado: Ler por prazer
Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias
Para a especialista, o professor ajuda a formar leitores competentes ao apresentar, discutir e exercitar as principais ações para a interpretação
Rodrigo Ratier (rodrigo.ratier@fvc.org.br)
ISABEL SOLÉ "O ensino das stratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe." Foto: Sérgio Scripilliti
Pesquisas sobre como o leitor interage com o texto circulam no ambiente das universidades desde a década de 1970. Coube à espanhola Isabel Solé, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, trazer a discussão para as salas de aula. Publicado originalmente em 1992, seu livro Estratégias de Leitura esmiúça o papel do professor na formação de leitores competentes (leia a resenha do livro). "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende", explica. De sua casa, em Barcelona, Isabel apontou caminhos para a atuação prática.
Que tal um link para textos de autores como Isabel Solé? Ou um vídeo?
ResponderExcluir