sábado, 22 de junho de 2013

OUVIR HISTORIA E RECONTAR


As crianças adoram ouvir histórias porém não ficam só ouvido.  Elas tornam-se também autoras,  participam das leituras de varias maneiras,  elas ouvem, gesticulam, falam, leem, desenham e constroem novas história. Para que as criança se envolvam na leitura, elas podem ser contadas de diversas maneiras como:
  • em qualquer lugar e a qualquer momento, porém dever dispor de um tempo cotidiano  para essa atividade;
  • Criar rituais para esse momento;
  • Ler o livro , contar do seu jeito, dramatizar;
  • As histórias do mundo encantado trazer uma estrutura de começo, meio e fim;
  • Modificar as foras de apresentar a mesma história;
  • Dar liberdade para que a criança narre suas experiências;
  • Utilizar fantoches;
  • Utilizar caixas de papelão ou madeiras contendo cenas e personagem da histórias.
 As histórias têm elementos diferentes conforme as idades, as origens étnicas, sociais, culturais, o gêneros e os interesses das crianças. as crianças de 3 e 4 anos responde mais fisicamente com palmas e imitando os personagem, enquanto as de 4 e 5 anos responde por meios de movimentos corporais como danças e aplausos, compartilham descobertas em livros por meios de ações e fazem representações baseadas na literatura.
Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gesto, olhares e depois com a oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização/ Brasília, 2000. Módulo Alfabetizar com texto.

Um comentário:

  1. Dicas interessantes, mas senti um pouco não ver mais das nossas discussões na sala...

    ResponderExcluir