- em qualquer lugar e a qualquer momento, porém dever dispor de um tempo cotidiano para essa atividade;
- Criar rituais para esse momento;
- Ler o livro , contar do seu jeito, dramatizar;
- As histórias do mundo encantado trazer uma estrutura de começo, meio e fim;
- Modificar as foras de apresentar a mesma história;
- Dar liberdade para que a criança narre suas experiências;
- Utilizar fantoches;
- Utilizar caixas de papelão ou madeiras contendo cenas e personagem da histórias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV1_5dh4O0cu2_0dHUMX4yhnkSNjdfXuU3R625ISWarhHFWd2l7a4uLTZCa-6w2V6Oko2UlajGolEot94hG5lCfd5Y4uLC0JIlAlVxwBawG8hYM28D9A7HEg5ZPf73eG6VyELipHzFK4s/s320/crian%C3%A7as-lendo.jpg)
Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gesto, olhares e depois com a oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização/ Brasília, 2000. Módulo Alfabetizar com texto.
Dicas interessantes, mas senti um pouco não ver mais das nossas discussões na sala...
ResponderExcluir