

No dia 18/06/2013, a nossa aula da disciplina: Literatura Infantil ministrada pela professora Giselly do Curso de Pedagogia da UFAL, foi abordado o tema: Importância da Roda de Leitura. Neste dia, a professora já chegou organizando as cadeiras em círculo e juntos, fizemos uma grande roda na sala. E ai, começou surgindo leitores fazendo suscitar diversos gêneros literários. Vale ressaltar, que foi uma aula diferente, prazerosa, enfim, maravilhosa! Logo, a professora Giselly começou discorrendo sobre a importância da roda de leitura que promove: interação, socialização, liberdade e deleito. Nesta perspectiva, percebemos que a roda de leitura promove o ATO DE LER em qualquer nível de ensino: mas não o ler apenas por obrigação, mas principalmente, o ler por prazer, ler para entender o escrito, para elaborar um resumo ler para entrar no mundo da imaginação, ou seja, uma leitura espontânea e significativa para o leitor, numa perspectiva de socialização e expansão de conhecimentos compartilhados com o outro, porque na verdade, quem não ler, não conversa com o outro, tampouco, conhece o outro. Segundo Bagno, "LER É OUTRO MODO DE OUVIR".


Nesse sentindo, torna-se necessário, fazer aqui uma ressalva importante: esta metodologia nos moveu fazendo a roda girar e todos participarem de maneira dinâmica suscitando assim muitas leituras de diversos gêneros. A verdade, é, que fomos provocados ao o ato de ler. Portanto, a leitura deve ser uma atividade diária nas práticas pedagógicas desde a Educação Infantil e sempre.



Os educadores(as) devem incentivar o desenvolvimento da leitura em todos os níveis de ensino, antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler, nas creches por exemplo, quando as professoras fazem em sua rotina diária as chamadas: Rodinha de conversa, e os envolventes Cantinhos da Leitura proporcionando e já despertando na criança o gosto e o prazer pela leitura. Porém, esta ação deve acontecer também no ensino fundamental médio e dentro das universidades. É exatamente por isso, que foi muito louvável a metodologia adotada pela professora Giselly na UFAL. Lembrando pois, que muitos são os alunos que não tiveram Educação Infantil, e no ensino fundamental e médio também não tiveram professores que trabalhassem o ato de ler e de rodas de leituras.
Nesta aula, foram dadas várias dicas para leitura como: